No Brasil existem duas palavras com o mesmo significado para registrar a falta de algo ou alguém – banzo e saudade. No dicionário banzo é referido como “estado de grande apatia nostálgica e inanição (às vezes antecedido de agitação e agressividade) que apresentavam muitos negros trazidos da África, decorrente do desterro e da escravização, e que não raro levava à morte.” Semanticamente, banzo é mais específico que saudade, tendo em vista que uma pessoa que sente banzo também sente saudade, mas não vice versa.
Não se sabe ao certo a origem desta palavra, nas áreas de quilombo esta palavra era utilizada para definir o movimento das ondas do mar que produzem náuseas. Até hoje é utilizada a expressão “banzeiro”, relacionado com o movimento das ondas. O sentido preciso da palavra saudade só existe no português. No inglês a tradução mais próxima é a palavra “miss”, no espanhol “tristeza, nostalgia, añoranza”. Ambas as traduções não conseguem expressar com clareza o sentido que damos para esta palavra.
Fico dando voltas querendo saber e explicar o que estou sentindo. Porém não tenho como negar a incomensurável (baita palavra), saudade que estou sentindo. Esta inteirando dois meses que estou na Austrália e ainda tem mais 45 dias pela frente.
Estou procurando “olhar” pelo positivo. Estes momentos tem sido bons para sentir o quanto vocês são importantes para mim. É você mesmo que esta lendo o que escrevo agora. Em algum momento nossas trajetórias de vida se encontraram e através delas algo de você passou a fazer parte do que sou agora. Alguns hoje já não são tão presentes como foram, porém lembranças, sonhos, viagens estão gravadas. Outros entraram na minha vida e permanecem acompanhando, ao meu lado, a mesma caminhada. Alguns passam rápido como um vento de primavera, porém invadem corações e mentes. O significado não é percebido apenas pelo tempo vivido, mas também pelo tempo sentido.
Será que o tempo tem sentido ou nós damos sentido ao tempo ?. Seja como for no tempo de saudade quero que o tempo passe rápido e logo esteja aí.