quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BANZO

No Brasil existem duas palavras com o mesmo significado para registrar a falta de algo ou alguém – banzo e saudade. No dicionário banzo é referido como “estado de grande apatia nostálgica e inanição (às vezes antecedido de agitação e agressividade) que apresentavam muitos negros trazidos da África, decorrente do desterro e da escravização, e que não raro levava à morte.” Semanticamente, banzo é mais específico que saudade, tendo em vista que uma pessoa que sente banzo também sente saudade, mas não vice versa.

Não se sabe ao certo a origem desta palavra, nas áreas de quilombo esta palavra era utilizada para definir o movimento das ondas do mar que produzem náuseas. Até hoje é utilizada a expressão “banzeiro”, relacionado com o movimento das ondas. O sentido preciso da palavra saudade só existe no português. No inglês a tradução mais próxima é a palavra “miss”, no espanhol “tristeza, nostalgia, añoranza”. Ambas as traduções não conseguem expressar com clareza o sentido que damos para esta palavra.

Fico dando voltas querendo saber e explicar o que estou sentindo. Porém não tenho como negar a incomensurável (baita palavra), saudade que estou sentindo. Esta inteirando dois meses que estou na Austrália e ainda tem mais 45 dias pela frente.

Estou procurando “olhar” pelo positivo. Estes momentos tem sido bons para sentir o quanto vocês são importantes para mim. É você mesmo que esta lendo o que escrevo agora. Em algum momento nossas trajetórias de vida se encontraram e através delas algo de você passou a fazer parte do que sou agora. Alguns hoje já não são tão presentes como foram, porém lembranças, sonhos, viagens estão gravadas. Outros entraram na minha vida e permanecem acompanhando, ao meu lado, a mesma caminhada. Alguns passam rápido como um vento de primavera, porém invadem corações e mentes. O significado não é percebido apenas pelo tempo vivido, mas também pelo tempo sentido.

Será que o tempo tem sentido ou nós damos sentido ao tempo ?. Seja como for no tempo de saudade quero que o tempo passe rápido e logo esteja aí.


domingo, 18 de janeiro de 2009

BRINCA LETRA

 Dizem que gosto de escrever

Porém isto não é verdade
Gosto é de brincar de L-E-T-R-A-S

Porém elas têm que vir juntas para nenhuma ficar para TRAS

Nesta tira e põe, morrem e nascem palavras

Estas se encontram e logo temos um verso

Que pode ser diverso como o universo

Vejam que divertido juntamos o A com o Mar

E logo vem o AMAR

Tem também gente sem graça que põe o SE no RIO

Isto esta ficando SÉRIO

Mas não importa, retiramos o SE novamente e volta o RIO

Agora pode ficar engraçado se tirar novamente o O

Assim é você quem RI

Neste tira e põe você também compõe

O detalhe é onde você tira e coloca cada letra

Se tirar o H do seu sonho você ficara com SONO

SE colocar COR em sua AÇÃO

Logo surge um grande CORAÇÃO

Chega uma hora que o verso tem seu fim

Melhor, ponto de chegada

Onde você pega sua jangada

Para navegar entre as margens

E se cair na água vai ter que nadar

E sem o R chegamos em NADA

Que deve ser o ponto de chegada ou de parada.

 ( Este brincaletra é para minha Serena que já esta com 10 anos)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Guedali

O Hique Gomez carinhosamente me mandou uma música para lembrar os pagos. Quanta saudade. A música se chama Guedali que é o nome do personagem central do livro do Moacyr Scliar chamado “O Centauro no Jardim". É a história de um centauro que nace numa família judia. A família o esconde e dá instrução. Ele aprende a tocar violino foge e fica tocando pelas coxilhas gauchas.  

            Escutei a música e na ressonância dela escrevi umas palavras:


O que o meu peito traz

Que cada dia mais sinto

Sinto, sinto, sin tu

 

Tristeza por quem não entendeu

O mistério que esta no Eu

Eu, eu, eu, D eus

 

Alegria pelos lindos seres vivos

que trazem o amor na música

Com o mesmo perfume da flor

 

O que o meu peito traz

Que cada dia mais sinto

Sinto, sinto, sin tu

 

Saudade dos amigos distantes

Que trazem lembranças constantes

Cada um no seu mundo

Ligados no coração que transcende

e ascende a nossa essência


 O que meu peito traz

Que cada dia mais 

Sinto, sinto, sin Tu.


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PERCORRENDO AS IMENSAS DISTÂNCIAS DO SER.


Coloco meus pés nesta estrada e ando por caminhos que não conheço

Janelas abertas para o mar, flores e lindos seres vivos

Imensa e diversa dimensão humana

Plantando o sagrado entre o verde da floresta

Esperanças de paz e irmãos felizes

São tantos caminhos e sonhos que devem ser percorridos

Pensamento voa em um segundo e logo estou lá

Morena és parte do meu caminho, assim como as estrelas brilham no céu

Tua presença serena e amiga percorre meu pensamento

Regas com o teu amor pisciano o pequeno e grande jardim

Nunca está sozinho quem tem alguém para amar 

domingo, 4 de janeiro de 2009



ISTO TAMBÉM PASSA.

Todo dia o sol cruza o céu de leste a oeste. Percebemos apenas oscilações de sua trajetória nas diversas estações do ano. Na realidade o tempo só existe no presente, temos apenas lembrança do que passou e indicações do que irá acontecer. O passado já passou e o futuro não chegou, por isso agora é uma dádiva chamada presente.  

Na nossa divisão deste tempo, percebemos que 2008 passou e estamos em um ano novo. Momento de reflexões - fizemos ou não o que pretendíamos. Queremos que 2009 seja diferente, tenhamos mais felicidade e prosperidade. Mensagens, cartões e dizeres indicam isso. Passado e futuro estão em lados opostos da mesma sala, porém o futuro encoberto pela linha do tempo. Foi assim no passado, será diferente no futuro ?

            As lembranças e projeções deixam algumas pessoas ansiosas. Hora de lembrar do don’t worry, be happy. Existem projeções de mudanças climáticas e econômicas globais. Porém como cada um viverá e vivenciará isso depende de cada um de nós. Tenho procurado me manter no tempo existente- o presente. Procuro não sofrer por antecipação, mesmo sabendo que toda ação tem uma reação. O que realmente acontecerá e quando acontecerá não sabemos ao certo. Quantas vezes planejamos e projetamos planos que nunca foram realizados. Nem tudo está sobre a nossa governabilidade.

            Agora, sinto também que o outro extremo também não é salutar- deixar simplesmente acontecer. Algum nível de planejamento é adequado e desejável. Vale o aprendizado da afinação não aperte demais, pois a corda pode arrebentar. Porém, se deixar muito frouxo o som não toca.

            Veja perceba, aja, faça a adequada afinação da sua vida. De dentro para fora de fora para dentro. A esperança nunca morre.