Jesus é significado e significante
.... no meu ponto de vista.
Em todos os países cristãos dia 25 de dezembro é consagrado. Dia de lembrar o nascimento de Jesus, o Salvador. Nesta data as famílias procuram se reunir e comemorar a vinda do menino Deus para Terra.
Quando eu era pequeno havia uma imagem de Jesus e da Virgem Maria no quarto dos meus avôs. Eu olhava o quadro e me emocionava ao ver a imagem de Jesus com o coração em destaque. Uma vez me deitei na cama deles e comecei a olhar para o quadro e chorei de emoção. Coisas de criança, que só criança pode entender.
Quando cheguei à adolescência passei a contestar a sociedade e seus valores. Entre eles os valores da Igreja, compreendida por mim como uma das formas de iludir o povo. Porém a espiritualidade e os valores humanos essenciais permaneceram. Sentia uma busca de transcendência, não me contentava com a vida em sua dimensão material. Meu coração sentia e sente intensamente.
Cheguei à maioridade pleno de idéias e pensamentos. Porém sentia que havia um espaço que deveria ser preenchido, mas não sabia bem o que era. Tive assim minha primeira experiência espiritual significativa em 1989, estava com 30 anos e um tanto desencontrado. Hoje, são 19 anos que compartilho um caminho espiritual. Através dele percebo a dimensão espiritual de outra forma, reconheço a existência de Jesus e de seu legado.
Agora penso. E aqueles que não reconhecem Jesus como Salvador, sejam por convicções de outros credos ou pelo ateísmo. Estarão condenados ao fogo do inferno, conforme apregoam algumas religiões. Será que todas as tradições espirituais indígenas, aborígenes e de outros credos podem ser condenadas por não reconhecerem Jesus. Na minha espiritualidade e compreensão isto não tem sentido.
Como tudo vem pela palavra, lembro da lingüística que diz que na “palavra” existe o significado e o significante.O significado corresponde ao conceito, idéia enquanto que o significante é sua forma, imagem acústica ou gráfica do conceito. Sendo assim, percebo de que algumas concepções espirituais compartilham do significado de Jesus e não do significante.
Na realidade Jesus não criou uma religião. Trouxe apenas uma mensagem e uma experiência existencial, de consciência, percepção e ação. Sem religião, sem dogma, sem ritual, sem culto, sem clero, sem templo, sem sacralidade de objetos, lugares e pessoas, dias e festas. Existe nas suas palavras e atos a busca de reconciliação com o Universo e com todos os seres vivos. É a busca da comunhão fraterna, solidária e inclusiva, onde todos são iguais sem distinção de raça, cor, sexo e posição social.
Esta busca esta dentro de diversos outros caminhos espirituais que compartilham apenas o conceito, significado de Jesus, não sua imagem e forma- significante. Todos estes em diversas partes do mundo, podem estar sintonizados com a força da paz e do amor. Valores supremos, eternos e universais.
Que a paz e o amor esteja com todos nós cristãos, muçulmanos, budistas, ateus......