terça-feira, 23 de dezembro de 2008

JESUS É SIGNIFICADO E SIGNIFICANTE




Jesus é significado e significante

.... no meu ponto de vista.

 

Em todos os países cristãos dia 25 de dezembro é consagrado. Dia de lembrar o nascimento de Jesus, o Salvador. Nesta data as famílias procuram se reunir e comemorar a vinda do menino Deus para Terra.

Quando eu era pequeno havia uma imagem de Jesus e da Virgem Maria no quarto dos meus avôs. Eu olhava o quadro e me emocionava ao ver a imagem de Jesus com o coração em destaque. Uma vez me deitei na cama deles e comecei a olhar para o quadro e chorei de emoção. Coisas de criança, que só criança pode entender.

Quando cheguei à adolescência passei a contestar a sociedade e seus valores. Entre eles os valores da Igreja, compreendida por mim como uma das formas de iludir o povo. Porém a espiritualidade e os valores humanos essenciais permaneceram. Sentia uma busca de transcendência, não me contentava com a vida em sua dimensão material. Meu coração sentia e sente intensamente.

Cheguei à maioridade pleno de idéias e pensamentos. Porém sentia que havia um espaço que deveria ser preenchido, mas não sabia bem o que era. Tive assim minha primeira experiência espiritual significativa em 1989, estava com 30 anos e um tanto desencontrado. Hoje, são 19 anos que compartilho um caminho espiritual. Através dele percebo a dimensão espiritual de outra forma, reconheço a existência de Jesus e de seu legado.

Agora penso. E aqueles que não reconhecem Jesus como Salvador, sejam por convicções de outros credos ou pelo ateísmo. Estarão condenados ao fogo do inferno, conforme apregoam algumas religiões. Será que todas as tradições espirituais indígenas, aborígenes e de outros credos podem ser condenadas por não reconhecerem Jesus. Na minha espiritualidade e compreensão isto não tem sentido.

Como tudo vem pela palavra, lembro da lingüística  que diz que na “palavra” existe o significado e o significante.O significado corresponde ao conceito, idéia enquanto que o significante é sua forma, imagem acústica ou gráfica do conceito. Sendo assim, percebo de que algumas concepções espirituais compartilham do significado de Jesus e não do significante.

Na realidade Jesus não criou uma religião. Trouxe apenas uma mensagem e uma experiência existencial, de consciência, percepção e ação. Sem religião, sem dogma, sem ritual, sem culto, sem clero, sem templo, sem sacralidade de objetos, lugares e pessoas, dias e festas. Existe nas suas palavras e atos a busca de reconciliação com o Universo e com todos os seres vivos. É a busca da comunhão fraterna, solidária e inclusiva, onde todos são iguais sem distinção de raça, cor, sexo e posição social.

Esta busca esta dentro de diversos outros caminhos espirituais que compartilham apenas o conceito, significado de Jesus, não sua imagem e forma- significante. Todos estes em diversas partes do mundo, podem estar sintonizados com a força da paz e do amor. Valores supremos, eternos e universais.

            Que a paz e o amor esteja com todos nós cristãos, muçulmanos, budistas, ateus...... 

7 comentários:

Jamile Ansolin disse...

Interessante como essas imagens de infância nos marcam por toda a vida! Na cozinha de minha avó materna havia um quadro com a imagem de Jesus resgatando uma ovelha de um penhasco. Eu ficava muito tempo contemplando essa imagem e sentia uma energia amorosa que me emocionava e emociona até hoje!

Tati Bastos disse...

Linda reflexão! Também na minha trajetória tenho algumas imagens de infância com Jesus que me acompanham e me auxiliam.

Paula Bastos de Oliveira disse...

Lindo texto, gostei e me identifiquei.

Clareana Saragiotto disse...

Oi Beto, querido amigo, bom demais ler as tuas sábias palavras, que muito lavram o meu coração de Amor e de Deus. Estou feliz por encontrar hj o reconhecimento de Jesus em minha vida. Comemorei o Natal com nossos irmãos em Maringá, e lá também encontrei palavras de Paz... Essa missão do Divino Mestre vem iluminar diretamente o coração de cada um de nós. Viva o Salvador!

Na volta da viagem, trouxe uma imagem da Nossa Senhora Maria pra minha mãe, e quando cheguei, ela me esperava com um quadro de Jesus no meu quarto... uma sem saber da outra... É a Sintonia! É o Amor! É Jesus!

Unknown disse...

Pai, estou gostando do o que você está escrevendo palavras repletas de sabedoria.
Continue!
Abraço do teu filho cheio de saudades
Samuel

rodrigo tavares disse...

Olá irmão, a PAZ!muito rica sua reflexão, embora seja um tanto "infeliz" em alguns termos, Jesus fundou uma Igreja sim, Catolica Apostolica Romana, como Cristão vc deve ler muito a Biblia, com todo o respeito poderia sugerir uma coisa? vá e leia atentamente a palavra de Deus antes mesmo de acusar a Igreja, pois ela sim é Mãe e Santa, somos nós os pecadores, leia Mateus 16.18. Realmente! Apóstolos e profetas são o fundamento da Igreja de J. Cristo. A pedra principal é ele mesmo. As chaves dadas a Pedro representão todo o poder, autoridade e autorização para agir em nome de Deus na Terra. O Sacerdócio e o cargo de chefe supremo no Reiono de Deus. Irmão eu sou Católico Apostolico Romano, mas acima de tudo sou filho de Deus e Criatura Dele como vc, quer partilhar sobre o assunto? rd_tavares@hotmail.com/ que Deus te abnçoe... grande abraço a PAZ!

Grasso disse...

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém VEM ao Pai, senão por Mim. Jo 14:6. Então concluímos que não existe outro caminho.
Porque pela graça sois salvos, por meio da Fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Ef 2:8-9. Então vemos que não é porque somos bons ou até caridosos que somos salvos.
Mas dirá alguém: tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tg 2:18. O que se vê aqui? Controvérsia? De modo algum! Aqui vemos Tiago dizendo que aquele que tem fé (está em Cristo e asssim feito filho de Deus...Jo 1:12-13) deve praticar as obras do Pai (Jo 3:21), deve ter o fruto do Espírito Santo...Gl 5:22-26. Então só há um caminho (Jesus) que é trilhado pela fé (em Jesus) e aquele que está nEle (Jesus) pratica as boas obras (do Pai Celeste). A paz do Senhor Jesus Cristo que excede a todo entendimento esteja com todos nós, amém.