domingo, 4 de janeiro de 2009



ISTO TAMBÉM PASSA.

Todo dia o sol cruza o céu de leste a oeste. Percebemos apenas oscilações de sua trajetória nas diversas estações do ano. Na realidade o tempo só existe no presente, temos apenas lembrança do que passou e indicações do que irá acontecer. O passado já passou e o futuro não chegou, por isso agora é uma dádiva chamada presente.  

Na nossa divisão deste tempo, percebemos que 2008 passou e estamos em um ano novo. Momento de reflexões - fizemos ou não o que pretendíamos. Queremos que 2009 seja diferente, tenhamos mais felicidade e prosperidade. Mensagens, cartões e dizeres indicam isso. Passado e futuro estão em lados opostos da mesma sala, porém o futuro encoberto pela linha do tempo. Foi assim no passado, será diferente no futuro ?

            As lembranças e projeções deixam algumas pessoas ansiosas. Hora de lembrar do don’t worry, be happy. Existem projeções de mudanças climáticas e econômicas globais. Porém como cada um viverá e vivenciará isso depende de cada um de nós. Tenho procurado me manter no tempo existente- o presente. Procuro não sofrer por antecipação, mesmo sabendo que toda ação tem uma reação. O que realmente acontecerá e quando acontecerá não sabemos ao certo. Quantas vezes planejamos e projetamos planos que nunca foram realizados. Nem tudo está sobre a nossa governabilidade.

            Agora, sinto também que o outro extremo também não é salutar- deixar simplesmente acontecer. Algum nível de planejamento é adequado e desejável. Vale o aprendizado da afinação não aperte demais, pois a corda pode arrebentar. Porém, se deixar muito frouxo o som não toca.

            Veja perceba, aja, faça a adequada afinação da sua vida. De dentro para fora de fora para dentro. A esperança nunca morre.

3 comentários:

Clareana Saragiotto disse...

O Futuro é Agora!
Agora é a hora de plantar.
Boas palavras as tuas, amigo.
Desejo que 2009 seja pra todos nós um Ano de mais PAZ nos nossos corações.
Inspirados pela energia de Jesus que esblande pela terra a cada amanhecer de um novo dia, que nós façamos a nossa parte com verdade e respeito por si, pelo próximo, pela vida - obra sagrada do Criador.
Querido! Viva a Vida! Viva a nossa amizade! E viva essa viagem que tem muito pra NOS ensinar... sinto saudade... e todos aqui neste Planetinha estamos aprendendo mais e mais nesse momento de distância. Fica com Deus.

Unknown disse...

Querido amigo,

Estive nesses dias pensando, o que postar aqui no seu blog, para falar bem a verdade eu não tenho muita intimidade com blogs e a primeira vez que acompanho um.

Certo dia, logo após ler as primeiras mensagens tuas fiquei pensando, o que meu coração diz?
E percebi que o nome do blog tem uma palavra chave, ABRACADABRA,
ABRA CADA ABRA, dizendo para mim, abra, cada um abra seu coração e busque dentro de si a sua essência.
E é o que venho buscando fazer, para mim é importante dialogar contigo, compartilhar das tuas reflexões, porque minha alma sagitariana e meu coração canceriano se identificam com seu jeito de ser.
As tuas reflexões da infância me remetem a minha também, e entendo um pouco do meu jeito de ser hoje, olhando a menina, solitária e feliz, brincando com as borboletas e flores, ouvindo os sons da natureza na beira do rio em que minha mãe lavava roupas.
até mais ...
beijão

César Volpato disse...

Oi Alberto,
Eu também, assim como a Lena, estava aguardando um bom momento de me fazer presente aqui no teu blog e chegou, já que me identifiquei com esta reflexão sobre o tempo presente. E isto é uma coisa que estou querendo na minha vida: estar no tempo presente, de forma equilibrada.
O povo Ayamara (que vive na Bolívia e no Peru) diz que existem sete tipos de paz. Uma delas é a paz com o passado. Quem tem remorsos, culpas, dívidas não pagas, arrependimentos não pode alcançar a Paz. Outra delas é a paz com o futuro de cada um, pois quem teme o que virá, se apavora com o que terá de enfrentar, com a possibilidade de más notícias, não está em Paz. Outras são a paz consigo, com os espíritos do antepassados, com os familiares, com os vizinhos (a paz com o próximo) e com a mãe terra.
Bom desejo que em 2009 estejamos em Paz, que nossa amizade se fortaleça e que coisas boas aconteçam em nossas vidas.
Dani